quinta-feira, 26 de novembro de 2009

25 de novembro de 2009

Hoje o dia promete. Saímos de Neuquen às 10h da manhã. Nos despedimos do pessoal do albergue e presenteamo-los com erva-mate. Eles aqui usam erva “conservada” de 24 meses, e não conheciam ela fresca (apenas triturada como nos usamos)... Saindo de lá fomos ao mirador da cidade onde nos disseram que teria uma vista bonita. A vista se confirmou, mas a noite talvez fosse mais bonita.

Abastecemos o carro, programamos o GPS e começamos o nosso trecho. Logo que saímos de Neuquen já paramos o carro. Grandes paredões de pedra cercam a cidade, um cenário muito bonito pra fotos. Estavamos ansiosos para avistar qualquer vestígio da Cordilheira dos Andes. A cada quilometro percorrido a expectativa aumentava.


Depois de muitas frustrações, fomos presenteados com uma paisagem linda e, não eram os Andes. Para nós, uma represa, imensa, que depois soubemos que era um lago artificial, próximo a El chocon, de nome ainda desconhecido. Fomos margeando o mesmo até encontrarmos uma pequena estrada, onde entramos para poder vê-lo mais de perto. Conseguimos chegar à beira daquele lago de água tão azul quanto o céu límpido que nos cobria. Ficamos fotografando e filmando as margens do lago por cerca de uma hora. Essa foi uma das primeiras surpresas que tivemos, mas ainda não sabíamos das paisagens que nos esperavam.

Seguindo caminho, almoçamos em um restaurante à beira da estrada: outra surpresa, a comida estava muito boa. Trutas com molho de manteiga e uma mescla de molho branco com brócolis, champignon, pimenta preta e outros. O restaurante chama-se La brasa. Recomendamos.


Pouco tempo depois, finalmente, montanhas com os cumes cobertos de neve, eram os tão esperados Andes. Tiramos fotos e filmamos este entusiasmado momento. No caminho para San Matin de los Andes, a estrada atravessa uma linda e indescritível paisagem. São regiões montanhosas com rios cristalinos que as margeiam. Após alguns quilômetros, finalmente chegamos a San Martín.




Na entrada, nos defrontamos com uma pequena estrada em aclive que suspeitamos que chegasse próximo à algum mirante ou parte alta da montanha. Seguindo a estrada sinuosa por aproximadamente 20km, nos deparamos com o monte El Chapelco, onde há uma estação de esqui de mesmo nome. Nos informamos e não havia condução até o cume (coberto de neve) já que a estação estava fechada por ser verão. Mesmo assim, a empolgação era tanta que conversamos com o administrador e ele nos deixou seguir a pés. Até o cume eram 1800m que demoraria, segundo ele, 1 hora e meia, dependendo do ritmo de caminhada. Seguimos os 3, por 500m, e o Rafa, não crendo que chegaríamos até a neve, desistiu e voltou para esperar no carro. O Mateus foi o segundo a desistir pois seu tornozelo já não agüentava (lembrando que ele sofreu acidente e ainda não está totalmente recuperado).

Eu subi até chegar à neve, ainda há uns 400m do cume. Chovia um pouco naquele momento, nada que estragasse a maravilhosa sensação de “vencer” a montanha. Chegando lá, exausto, ainda tive motivação para tirar algumas fotos e fazer uma filmagem. Vi várias lebres e algumas aves (galinhas) que não tenho idéia de como se chamam. Após alguns minutos de descanso, desci para encontrar os guris e dizer que consegui!



Saindo de lá, muito cansados, fomos ao hostel (já tínhamos o endereço no GPS). Tomamos banho e saímos para jantar. Erramos pela primeira vez. O restaurante, em baixa temporada, tinha uma única garçonete (que suspeitamos ser a dona) e a comida não fazia jus ao preço.

Nossa programação inicial para o outro dia era fazer rafting mas, conforme conversa com o atendente do hostel, era impossível pois havia chovido muito nos últimos dias. Decidimos então descansar naquela noite e amanhã visitar o comércio local e fazer a Rota dos Sete Lagos até Bariloche.

3 comentários:

  1. To Orgulhosa de ti Marquito ...o único q chegou lah,hahaha
    bjo meninos
    To aqui sempre acompanhando vces!!!
    Mariii

    ResponderExcluir
  2. Oi Mateus sei que estao bem!!!!!!!!!!!! Que bela viagem estao fazendo, aproveita bastante e te cuida bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!!!!Mateus q bom q saiu a viagem , pois to achando q voces vão lembrar dela com saudades, pois alem da companhia de amigos é uma aventura e pelo visto muito linda . Bjosssssssss te cuida , digo principalmente pelo tornozelo.Te amo muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Susana

    ResponderExcluir