terça-feira, 8 de dezembro de 2009


4 de dezembro.

Acordamos na favelada Antofagasta com a certeza de que nunca mais passaremos perto dela.

A uns 20Km da cidade avistamos a única imagem interessante dela, La Portada, um monumento natural, esculpido pelo vento e pela água. Paramos para tirar breves fotos e seguimos adiante.

A viagem de 310km não teve muitas novidades, pois a imagem do deserto era a mesma.

Avistamos muitas Oficinas Salitreras, onde se faziam e fazem secagem de salitre.



Chegamos em San Pedro de Atacama por volta das 14h. A cidade é interessantíssima. Tem em torno de 500 habitantes e todas as construções são feitas de pedra e barro.


Suas ruas são estreitas, onde mal passa um carro e em algumas só é permitido peatones. Fomos logo almoçar em um dos incontáveis restaurantes despojados espalhados pela cidadezinha, onde comemos pizza e lazanha.

O albergue fica na rua principal, a famosa Caracoles. Não possui banheiros privados e o racionamento de água é grande. Tem um jardim de inverno (inverno no atacama é muito difícil) onde “deságuam” as portas de todos os quartos. Fizemos o check in e fomos ao nosso primeiro passeio.

Decidimos ir primeiro ao Salar do Atacama. Estávamos bem informados das condições das estradas, então resolvemos ir de carro. Na estrada vimos o primeiro de muitos redemoinhos de areia. O Salar fica a uns 40km de San Pedro e realmente foi bem tranqüila a estrada. O lugar é muito bonito, tem sal pra todo lado e algumas lagoas de água azul cobertas por flamingos, mas não foi a imagem mais bonita que vimos. Nos haviam dito que tínhamos que ir com óculos de sol, pois o reflexo era muito grande do sol no sal. Estavam exagerando. Encontramos um casal de Porto-Alegrenses muito simpáticos, que trocaram informações de passeios e estradas.

Saimos do Salar com esperança de pegar o por-do-sol no Vale de La Luna. Chegando lá nos dessepcionamos por estar fechada, porém vimos de um mirador tão belo quanto.

A noite,fomos em uma agencia de turismo programar os passeios dos dois dias seguintes, depois jantamos em um restaurante bem descolado e fomos dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário