quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

02 de dezembro de 2009

02 de dezembro 2009

Hoje é um dia para descansar. A cidade de La Serena é uma pequena cidade ao lado da capital provinciana Coquimbo. A cidade é histórica, foi fundada em 1545, sendo com isso a segunda mais velha do Chile. Bem tranqüila, a cidade fica em região litorânea e tem à beira mar muitos restaurantes e bares que nessa época do ano ainda estão fechados. No centro a cidade cresceu em torno da Plaza das armas e ali tem muitos prédios antigos, bem conservados e um calçadão que corta toda a região central, onde fica o centro comercial.

Conforme tínhamos combinado iríamos a praia e ficaríamos discançando, pois no próximo dia temos um longo trecho. São 900 km até antofagasta, a caminho de São Pedro do Atacama.

Já começou o dia atípico, dormimos além do de costume. Levantamos para tomar o desayuno e ir para praia. Fomos a avenida beira-mar mas o movimento estava bem calmo, para não dizer inexistente. Percorremos toda a extensão da avenida e retardamos nossa ida a praia.



Fomos dar uma caminhada pelo centro e podemos assistir na praça um show de jazz protagonizado por simpáticos senhores, música boa que deixava a cidade ainda mais bonita.

Ficamos andando sem rumo até a hora do almoço, que pra nós já está acontencendo há dias por volta das 16:00h. Encontramos durante esse passeio um shopping e resolvemos chegar ali para almoçar.



Demos uma caminhada por ali, olhamos vitrines e achamos um bar-restaurante, com uma decoração muito interessante, com cartazes de cinema e de decoração com artes pinup´s. Olhando o cardápio, resolvi não arriscar, e pedi o já, para nós, tradicional e conhecido, churrasco a La pobre, já o Mateus e o Veiga resolveram pedir um Churrilllan. Erramos mais uma vez. O nosso velho conhecido veio com uma aparência não muito boa e o dos guris, que seria um molho com carne, presunto e bacon sobre batas fritas, mostrou-se ruim, com o molho amolecendo toda as batatas. Resumindo, passamos no MC para pegar uma sobremesa na intenção de incrementar o almoço.



Saindo dali, passamos num posto para pegar um água quente. Já fazia mais de um dia que não mateavamos. Mais uma volta na praia e agora sim resolvemos chegar. Tinha um movimento já. Chegando lá vimos que tinha muita gente vestindo a camiseta do Colo-Colo e após ficamos sabendo que haveria jogo a noite entre este e o time local de La serena, pelo play-offs do campeonato nacional. Ficamos ali mateando e admirando o pacifico, mas nenhum se encorajou a entrar no mar. Talvez por haver perto de nós uma saída de esgoto... Um fato nos chamou a atenção na praia e de certa forma em todo Chile. A força policial aqui é muito presente, nas estreadas a cada 100km há um posto policial. Na cidade a todo o momento se vê uma, duas ou três viaturas, carros novos e bem equipados. Na praia não podia ser diferente. Policiais desfilavam em quadriciclos, que eram bem maiores aos que tínhamos andado em Bariloche (hehe). No posto de salva vidas, 5 salva-vidas estavam também equipado, mas com uma camionete. Mas o fato que nos chamou atenção ali é que ao ver um possível afogamento, TODOS se deslocaram para o local, e além disso, surgiu ainda mais uma equipe, eram outros salva-vidas, vindo do mar num jetski. Feito o processo de salvamento, mais um espanto. O banhista foi autuado. Isso mesmo, haviam esperando ele duas carabineiros (nome da policia) com uma prancheta e caneta na mão.

Dali voltamos ao albergue para tomar um banho, se comunicar com as nossas senhoras e irmos jantar. Feito o contato, ora de ir jantar. Não podíamos errar, pois a fome estava grande. Lembramos-nos que ao ir para praia passamos por uma parrilla, num prédio grande e bonito, de nome Martin Fierro.



Decidimos que iríamos lá, e se dirigimos diretamente. Lá fomos muito bem atendidos e após ver a carta escolhemos. Eu pedi um Costilla a Llama (assado em 8h), acompanhado de batatas também assadas. Marcos pediu um Filet e Papas à Martin Fierro e o Mateus Bife de chorisso com papas provincial. Ótimos pedidos e saímos dali satisfeitíssimo.

A comida é muito boa, o atendimento se destaca a atenção do proprietário que veio conversar conosco e a decoração também merece atenção, pois o ambiente fez lembrar-nos no nosso velhos Rio Grande amado.

Cansados do dia de sol, e bem alimentando, voltamos ao albergue para dormir, pois amanha temos que realizar uma longa viagem.

Abraço

Um comentário:

  1. Ola guris

    Estou acompanhando a viagem... agora no Chile... já viram as imensas algas marinhas que chegam às areias de algumas praias? São impressionantes.
    Marquinho... saudade... espero vcs em Piraquara .... podem vir todos passar uns dias aqui antes de irem p Pelotas. Que tal almoçarem no dia 25 com toda familiagem e partirem no dia seguinte. Tem lugar p todos na casa da Tia Thelma. Beijocas e .. continuem se divertindo. Bons 900 km de viagem!!!

    ResponderExcluir